Ainda que sua empresa preste um serviço de excelente qualidade e possua um atendimento extraordinário, como obter um bom volume de vendas, se os seus clientes não conseguem encontrá-la?
A forma mais simples para ser encontrado na internet é possuindo um site, e o modo mais utilizado pelas pessoas para buscar soluções em serviços e produtos é através do Google. Não é diferente com sua empresa e seus possíveis clientes.
É fundamental possuir um bom site, que posicione digitalmente seu negócio e torne-o mais acessível, além de transmitir mais confiabilidade e segurança aos seus possíveis clientes. Um bom site precisa ser otimizado e compatível com todos os dispositivos, e deve colocar a sua empresa entre os primeiros resultados de busca.
Entregar conteúdos de qualidade, que sejam esclarecedores e informativos dentro do segmento de atuação da sua empresa, é uma estratégia que estreita ainda mais os laços entre empresa e clientes. A informação é capaz de solucionar problemas e satisfazer curiosidades, e a tecnologia permite que você leve essa informação aos seus possíveis clientes. Um site empresarial contendo um blog, vídeos, ebooks, infográficos ou podcasts, se torna muito mais atraente e confiável diante dos clientes, aproximando-os da venda. Esta estratégia visa fortalecer os laços e a imagem do negócio perante os clientes, além de ser um diferencial em relação à concorrência.
Nem todas as empresas possuem planejamento de longo prazo, com previsões de crescimento e expansão, e por isso ficam estagnadas nos mesmos resultados. Nós da IBOXWEB temos como uma de nossas missões auxiliar empresas a obterem crescimento de forma previsível e escalável, por meio do marketing digital. Porém, nada disso seria possível se essas empresas não possuíssem um site com um domínio próprio.
Para aumentar o número de clientes, é necessário aumentar o número de leads (clientes em potencial). E para gerar mais leads, você precisa atrair mais visitantes. A forma mais eficaz para atrair tais visitantes, é possuindo um bom site.
Muitas vezes o primeiro contato entre cliente e empresa é através do site. Atualmente há uma gama de estratégias em marketing digital, como Inbound Marketing, que permitem que os clientes sejam direcionados para as empresas nos segmentos de seus interesses. No longo prazo, os resultados dessas estratégias constroem resultados bastante vantajosos.
O método consiste em tornar-se visível na internet por meio de um site moderno e funcional, para que seja possível atrair leads (clientes em potencial), e em seguida convertê-los em consumidores dos conteúdos disponibilizados (blogs, vídeos, ebooks, infográficos, podcasts, etc.) oportunizando interação que transmite confiabilidade e compromisso, cenário ideal para a realização da venda.
Contudo, ainda que o site empresarial não possua páginas de entrega de conteúdos, como blogs, vídeos, ebooks, infográficos ou podcasts, o processo de vendas online é sempre eficaz. Isso se aplica tanto para vendas consultivas, onde há interação entre empresa e cliente visando sanar possíveis dúvidas, quanto para vendas diretas, onde o cliente faz todo o processo sozinho. Um site proporciona uma experiência de compra confortável e segura, que pode ser feita onde e quando for mais cômodo para o cliente. Não importa se é feriado ou se já é madrugada, a internet nunca fecha. Ou seja, por meio de uma loja online você não precisa se limitar ao horário comercial.
Se você conhece duas soluções para seu problema, porém só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?
Não queremos com essa análise diminuir a importância das mídias sociais – afinal, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. De toda forma, uma empresa que possui um site próprio transmite muito mais profissionalismo e confiabilidade aos clientes. Um site é totalmente personalizável e se adapta às especificidades das empresas, e aliado as mídias sociais, constroem identidades digitais sólidas.
Um site pode oferecer muito mais artifícios para promover uma empresa que qualquer outra plataforma digital. Além do mais, por meio da criação de conteúdo, você consegue provar para seus leads e clientes que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ele enfrenta. Esse é um diferencial bastante relevante para a escolha do cliente.
Desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nossos dias, a forma de consumo se modificou. O consumidor deixou de possuir um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade, agora é comum que ele pesquise sobre sua marca ou problema na internet antes de tomar a decisão da compra. É nesse ponto que entra o site de sua empresa.
Manter um relacionamento com seu público é para ele um indicador de experiência satisfatória. Há várias maneiras de utilizar-se dessa estratégia e todas elas funcionam muito bem:
- Manter um blog ativo ou publicar outros materiais informativos sobre problemas que a audiência enfrenta
- Sanar dúvidas e interagir com as pessoas por meio de comentários em posts de blogs
- Possuir uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns
- Disponibilizar treinamentos online para clientes por meio de ebooks e vídeos
- Ter um chat com atendimento em tempo real para auxiliar os clientes
Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site funciona como um escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.
- MINHA EMPRESA NÃO VENDE PELA INTERNET
- MEUS CLIENTES NÃO UTILIZAM A INTERNET PARA FECHAR NEGÓCIOS
- MINHA EMPRESA JÁ TEM UMA PÁGINA NO FACEBOOK
Por isso mesmo, possuir um site é um passo fundamental para alcançar novos clientes e acompanhar o fluxo digital de consumo, principal opção de muitos compradores na atualidade. Empresas já estabelecidas no mercado encontram no mundo digital possibilidades de expansão graças as eficazes estratégias de Marketing digital, já que todos os tipos de consumidores estão na internet. O marketing digital apresenta um excelente custo benefício se comparado ao marketing offline, além de possuir a vantagem de analisar facilmente os resultados das ações realizadas. Sendo assim é também uma excelente alternativa para dar tração inicial a microempresas e startups.
É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Porém, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade. Caso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços. E sabemos que não é isso que acontece.
Possuir um site traz várias vantagens para qualquer empresa, entre elas estão o relacionamento com os clientes, a presença digital, transmissão de credibilidade e confiança, exibição de portfólio, entre outras. Tais vantagens podem se converter em vendas, ainda que não sejam efetuadas através do site.
Pesquisas no Google são amplamente utilizadas por usuários que buscam soluções em serviços e produtos para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “dentista em Recife” “advogado civil trabalhista em São Paulo”, ou “Corretoras de seguro em Belo Horizonte”, um site próprio tornaria o seu negócio mais localizável para os robôs de busca, bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário interessado pelo seu serviço ou produto, que um simples resultado com um endereço e um telefone.
Nesse caso, o site funciona como uma primeira forma de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.
Uma página no Facebook possui um papel fundamental em uma boa estratégia de marketing digital para qualquer negócio atual, assim como o site. Portanto, o uso de uma ferramenta não substitui a outra.
Sem um site com um domínio próprio, a obtenção de leads é prejudicada, dificultando a estratégia de e-mail marketing, que visa contactar seus possíveis clientes através de e-mail. Essa estratégia é pioneira no marketing digital e possui grande relevância até hoje.
Outro aspecto que merece a sua atenção é transitoriedade das mídias sociais. Você construiria seu escritório em um terreno alugado? Já imaginou pautar a identidade digital do seu negócio em uma rede social e repentinamente ela deixar de existir ou passar a não possuir mais o mesmo alcance de antes? A sua base digital precisa ser sua.
Mídias sociais são ótimas. Mas por diversos motivos não substituem a segurança e as muitas funções de um site com domínio próprio.
Contudo, a utilização das redes sociais como canais de geração de tráfego e engajamento é um excelente acréscimo na estratégia de Marketing Digital de uma empresa, mesmo não sendo o principal canal.
Agora que já esclarecemos que a presença da sua empresa nas redes sociais não exclui a relevância de um site, confira aqui os principais motivos para que a sua empresa possua presença nas redes sociais.