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Já estamos vivendo o Marketing 4.0 veja como sua empresa pode se adaptar

Temos uma notícia para você: sua empresa precisa e pode se adaptar, pois estamos vivendo o marketing 4.0. Vamos te explicar o que esse conceito significa, quais foram os seus antecessores e como sua empresa pode se adaptar para não perder espaço nessa nova realidade.

Já estamos vivendo o Marketing 4.0 veja como sua empresa pode se adaptar

De 1.0 a 4.0: o que mudou no marketing ao longo dos tempos

Não é capricho o nome ser marketing 4.0, ele é assim chamado por vir após outros modelos e formatos de atuação desta mesma matéria.

Essa organização foi feita pelo estudioso Philip Kotler, maior nome de marketing no mundo, que teorizou como tais transformações se dariam ao longo do tempo, e se adaptariam as mudanças nas culturas e sociedades.

Marketing 1.0

Diz respeito ao momento em que existiam poucas opções de cada serviço, sendo assim, a concorrência entre as marcas era mínima.

O foco era apresentar o produto e suas qualidades para massificar o conhecimento e a adesão.

Marketing 2.0

Num momento seguinte, o mercado passa a se expandir e a concorrência começa a ficar mais acirrada, o que leva as empresas a se preocuparem com a construção de suas marcas para deixar clara a sua identidade, e assim conseguir se diferenciar das outras empresas.

É um momento de consumidores mais exigentes, desta forma, as empresas passam a se dividir em segmentos para poder comunicar de forma mais direcionada para esta fatia selecionada.

Marketing 3.0

Mais próximo da atualidade, o marketing 3.0 mais do que segmentar, precisou personalizar as ações. Embora gregários, os consumidores são indivíduos e não querem ser tratados como números, mas pessoas.

A humanização e a personalização é o grande ponto deste momento. As marcas precisam gerar identificação com seu público e não apenas tratá-los como consumidores alvo.

Tudo isso num ambiente profundamente digital.

Transformação industrial e marketing 4.0

O mundo passou por uma transformação tão intensa e acelerada após o início da era do marketing 3.0, que o próprio Kotler percebeu a necessidade de teorizar o marketing 4.0, que não vem para substituir o 3.0, mas para acompanhar as mudanças globais.

Sendo assim, ainda é necessário manter a humanização e ter as características da personalidade da marca, mas a colaboração e a tecnologia assumem papéis centrais nas ações de marketing, afinal a economia e os públicos estão digitais.

Quem se adapta mais rápido sai na frente

Diante de tudo isso, fica mais clara a necessidade da sua empresa se adaptar à economia digital.

Mais do que ter um site, blog e canais digitais socais, estar adaptado ao marketing 4.0 implica compreender e se conectar com as pessoas dentro dessa realidade, deixar de olhar para as práticas mais tradicionais e assumir essa transição para os novos formatos.

Assim, será possível entregar mais do que produtos ou serviços, será possível entregar valor para o público com o qual você se relaciona.

Na prática como se faz?

Entre as formas de se adaptar podemos mencionar:

  • Relações horizontais: as pessoas querem se conectar e falar com iguais, portanto evidencie a sua identidade, com clareza de propósitos e valores por meio de uma brand persona.
  • Escute seu público: para o bem e para o mal, é preciso estar aberto e lidar com os elogios e críticas que surgirem. As avaliações dos clientes são importantes para conquistar novos clientes e para a marca melhorar sua atuação, além de dar oportunidade para criar os defensores da marca.
  • Invista no marketing de conteúdo: é por meio dele que você conseguirá atenção e confiança do seu potencial consumidor que já recebe uma enxurrada de informações.

É hora de agir para conseguir acompanhar os movimentos do mercado, nós como especialistas podemos te ajudar na transição.

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