De forma geral, a Experiência do Usuário, também conhecida como UX (User Experience), está diretamente ligada ao engajamento dos visitantes e, consequentemente, aos seus resultados orgânicos.
Isso quer dizer que se o site da sua empresa, por exemplo, não tiver uma boa interface, com informações bem arquitetadas e outros aspectos que contribuam para a usabilidade, as chances de o tempo de navegação dos usuários cair, aumentando a sua taxa de rejeição, são grandes.
Com isso, o SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca) do seu site também passa a ser afetado, ou seja, fica ainda mais difícil de a sua empresa ser achada nos buscadores, como o Google, o que acaba por prejudicar as conversões e os resultados da empresa de forma geral.
Essa é apenas uma síntese da reação em cadeia que a experiência do usuário pode fazer no seu negócio e, por isso, neste artigo, vamos abordar mais sobre a importância dessa estratégia para o sucesso do seu site.
O que é a Experiência do Usuário no site?
Basicamente, a Experiência do Usuário consiste na forma com que os consumidores interagem em qualquer ponto de contato com uma empresa, o que inclui toda a vertente de comunicação, experiência de compra e até a experiência com o produto ou serviço.
E, quando se trata de UX para um site, que engloba mais especificamente o aspecto visual e de usabilidade, devemos considerar também os conceitos de User Interface Design (UI).
O alinhamento dessas duas frentes para a confecção do site é o que vai torná-lo agradável ao seu público-alvo e funcional, por meio das técnicas de arquitetura da informação, otimizando a navegabilidade, ao mesmo tempo em que trabalha os lados visual e emocional.
Estratégias para a experiência do usuário no site
Uma das principais premissas para uma boa interface de um site, sem dúvidas, é a arquitetura da informação. Essa estratégia prevê uma estrutura organizada, intuitiva e coerente ao perfil dos clientes e de acordo com o levantamento de dados comportamentais.
Em regra, todos os elementos do site devem ser trabalhados em prol da Experiência do Usuário e pensados para que entregue uma boa usabilidade em qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.
Assim, entram como alguns dos fatores fundamentais para a Experiência do Usuário em um site:
- Quantidade e teor do conteúdo disponibilizado por página;
- Estruturação do mapa do site baseado nos modelos mentais de busca;
- Gatilhos mentais para a compra por impulso;
- Detalhes de cores, botões de ação, navegação, campos de texto e outros;
- Design responsivo;
- E outros.
Importância da experiência do usuário para o sucesso do seu site
Além de favorecer o SEO e manter o visitante por mais tempo navegando no seu site, investir na experiência do usuário proporciona uma série de vantagens ao negócio:
1. Maior conversão de vendas
Desde o primeiro contato com a empresa, uma boa Experiência do Usuário pode ser o grande diferencial competitivo para que o consumidor dê preferência à sua marca em relação à concorrência.
2. Agregar valor ao produto ou serviço
Superar as expectativas do cliente por meio das estratégias de UX faz com que a satisfação ao adquirir o produto ou serviço em questão seja ainda maior, fazendo com que esse consumidor volte a procurar a sua empresa e, além disso, indicá-la para outros potenciais compradores.
3. Fidelidade
A Experiência do Usuário é capaz de fazer com que a sua marca seja a primeira a ser lembrada, quando surgir uma nova demanda. Isso tem a ver com boas lembranças que o cliente vivenciou durante todo o relacionamento, no site, redes sociais e outros canais de comunicação, e o consumo do seu produto ou serviço.
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