Blog

Quer melhorar o posicionamento do seu site no Google? Confira as dicas!

Atualmente, existem diversas formas de se aumentar e melhorar o posicionamento de um site no Google. Verifique abaixo quais são as 5 principais técnicas para iniciar hoje mesmo e conquistar um posicionamento satisfatório para seu site:

Quer melhorar o posicionamento do seu site no Google? Confira as dicas!

1. Avaliar o desempenho total da página

Primeiramente, deve-se realizar a análise do desempenho do site. A partir disso, o responsável pela página pode avaliar quais pontos estão prejudicando o sucesso do site e seu melhor ranqueamento no Google. Para começar a análise, o recomendado é explorar funções de monitoramento de página.

Tais ferramentas buscam erros em um domínio, identificando o que pode ser melhor otimizado para favorecer a experiência do usuário. Veja quais são algumas delas:

Web Page Test: gratuita para qualquer site, a Web Page Test é completa, possibilitando a seleção de local (dentro ou fora do Brasil), enviando o feedback para o navegador escolhido para a análise de desempenho;

Page Speed Insights: também gratuita, a Page Speed Insights é uma das ferramentas utilizadas pelo Google para análise de desempenho de sites. O serviço contabiliza o tempo e velocidade que o site leva para abrir, em celular ou desktop;

GTMetrix: mais uma ferramenta gratuita, porém escolhida como favorita entre usuários assíduos de internet.

2. Mais velocidade e melhor experiência

A velocidade de carregamento de um site é uma das principais exigências para bom posicionamento do Google. Para favorecer o site, existem técnicas simples que possibilitam um melhor ranqueamento da página. Entenda quais são algumas delas:

• Recursos com pouca utilidade: uma página precisa de recursos que se adaptem às necessidades do usuário. Encher o site de funções pode ser prejudicial para o carregamento e desempenho da página, por isso é preciso desativar os recursos que possuem pouca utilidade ao usuário;

• Espaços em branco: os espaços em branco nas linhas de programação podem comprometer o funcionamento de um site. Para reverter o problema, é necessário editar os códigos e liberar os espaços para simplificar o desempenho da página;

• Imagens em alta definição: apesar de visualmente agradáveis, nem todas as imagens da página precisam estar em altíssima definição. O espaço tomado pelas figuras escolhidas ocupa o servidor de hospedagem, logo, diminuir a qualidade de imagens menores é uma boa alternativa.

• Hospedagem: escolher o melhor serviço de hospedagem de sites, de acordo com as necessidades do usuário, é a opção que facilita todo o trabalho de ranqueamento. O essencial é preocupar-se em contratar empresas que garantem segurança de dados, velocidade nos processos e ótimo desempenho da página.

3. Produzir conteúdos relevantes para o público escolhido

É fundamental que o responsável pelo site saiba atingir o público escolhido. O conteúdo é basicamente, o que atrai acessos à página. Para isso, é necessário que o site esteja alinhado aos interesses das pessoas e de suas necessidades. Veja os principais pontos sobre criação de conteúdo:

• Originalidade nas pautas;

• Títulos curtos e chamativos;

• Revisão ortográfica;

• Coerência;

• Constância de postagens;

• Divulgação.


Aproveite para ler agora mesmo sobre a importância da velocidade de carregamento para o seu site e otimize sua página!