Blog

Google Analytics: tire suas dúvidas sobre essa ferramenta

O Google é o principal site de buscas do planeta, além disso, ele também possui ferramentas que o ajudam a analisar como as pessoas chegaram até você, como o Google Analytics. Ao utilizar essas informações da forma correta, você poderá otimizar o crescimento do seu blog, e-commerce, site, etc. Com isso, ainda poderá determinar se suas campanhas patrocinadas estão, de fato, funcionando bem. Para te ajudar a entender mais sobre essa importante e complexa ferramenta, vamos lhe explicar melhor como ela funciona e o que te proporciona.

Google Analytics: tire suas dúvidas sobre essa ferramenta

O que é o Google Analytics

É uma plataforma de análise de dados do Google, que se torna possível a partir da instalação de um código nas páginas de seu site, coletar informações e transformá-las em insights. Assim, ela te ajuda a entender como seu público se comporta em seus domínios, auxilia na mensuração dos resultados obtidos e é um importante aliado para a montagem de estratégias de marketing.

Essas características tornam o Google Analytics importante para entender o comportamento dos seus visitantes, tornando possível medir se suas campanhas estão dando os frutos desejados.

Como instalar

Para fazer o Google Analytics funcionar no seu site, é preciso instalar o código de acompanhamento em todas as suas páginas. É interessante buscar um tutorial de como realizar esse procedimento. Para conseguir esse código, é necessária uma conta ativa no GA e ter uma propriedade configurada.

Para verificar se ele está funcionando, use a extensão do Google Chrome de nome Google Tag Assistant, que vai ajudá-lo a saber se está tudo certo.

Principais métricas

As mais comuns e mais procuradas são os números de visitantes, sessões e hits.

O primeiro é, literalmente, o número de acessos que seu site teve, que pode ser o mesmo usuário entrando várias vezes no site podendo acessar o seu domínio por vários meio diferentes, como um notebook e um celular, por exemplo.

O hit é qualquer acesso que alguma página, que possui o código de acompanhamento, recebe. Nele temos algumas informações, como o IP, data e hora, versão do navegador e a página usada. Um único usuário pode gerar muitos hits.

Já as sessões representam um conjunto de hits gerados por um visitante. A partir do primeiro, a sessão só acaba se passar 30 minutos sem realizar um novo hit, passar da meia-noite, navegar por subdomínios do mesmo site ou clicar em uma UTM.

De onde vem os seus visitantes

É possível também ter acesso de informações como as pessoas “descobriram” a sua página, seja por intermédio de um redirecionamento ou através de uma busca direta, inclusive mostrando de qual site acessaram.

Se conseguir integrar os dados com as estratégias de Google Ads, é plausível consultar a hora dos acessos, assim como suas palavras pesquisadas e o desempenho das campanhas. Esses dados o ajudam a ver se o SEO aplicado está funcionando, se os links patrocinados estão dando o retorno esperado e quais outros domínios estão falando e te indicando para seus usuários.

Curtiu o conteúdo dessa matéria? Acesse o nosso blog e veja mais sobre o mundo do marketing digital.