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Você sabe o que é CTA (Call to Action)? Saiba em que momento usar.

CTA é uma sigla em inglês que quer dizer Call to Action, em português, “Chamada para ação”. No mundo da criação de conteúdo online, CTAs são o mesmo que um incentivo para que o leitor de certo conteúdo tome uma ação. Essa ação pode ser realizar uma compra, se inscrever em um canal, compartilhar o conteúdo, deixar um comentário e etc. Existe uma verdadeira ciência por trás dos CTAs, vamos tentar explicar os pontos mais importantes para você agora.

Você sabe o que é CTA (Call to Action)? Saiba em que momento usar.

Porque um CTA (call to action) é importante?  

Blogs e demais conteúdos informativos dificilmente tem como objetivo passar uma única informação. O criador de conteúdo precisa de engajamento, o que pode ser algo simples como o retorno dos leitores.  

Para isso, é necessário convencer o leitor a tomar uma ação, como por exemplo, entrar numa lista de e-mail ou compartilhar o conteúdo com outras pessoas. E é aí que entra a arte do CTA. 

É necessário entender quando e como usar um CTA para obter a maior conversão possível de “Leitores” para “Pessoas que tomaram uma ação”. 

 

Os tipos de CTA e como usá-los 

Há vários tipos de CTA, a forma como você deve usá-los e apresenta-los depende do seu objetivo. Vamos falar um pouco sobre os mais comuns: 

  

CTA para outro artigo 

Essa é uma técnica excelente para blogs e sites de notícias. No final de cada artigo, sugira um outro artigo ou artigos para o seu leitor. Por exemplo, se você tem um artigo sobre economia no seu blog, sugira outros artigos sobre o mesmo tópico. É uma excelente forma de aumentar o tráfego e manter o leitor no seu website. Isso também é importante como técnica de otimização para os mecanismos de busca. 

  

Inscrição em newsletter 

Ter uma lista de email é fundamental para os criadores de conteúdo. Especialmente se você tem como objetivo gerar vendas. Essa CTA deve estar no final do artigo. Use algo como “Para ler mais artigos como esse, deixe seu e-mail para se inscrever na nossa newsletter”. 

  

Direcionar para uma página de vendas 

Esse é um dos CTAs mais importantes, porque a venda geralmente é o principal objetivo de um criador de conteúdo. Um CTA como esse não pode ser usado no final de cada artigo como mencionamos anteriormente. Para obter conversão é necessário que o leitor já conheça o seu conteúdo, isto é, é necessário que ele esteja familiarizado com você. Um CTA para uma página de vendas é interessante para os leitores que estão no newsletter, especialmente para os leitores que já receberem alguns emails anteriormente. 

  

Conclusão  

Bom, esses são alguns dos principais CTAs. Note que como e quando usar um CTA depende muito do seu objetivo. Quanto mais complexo for a ação sendo chamada, mais delicado deve ser o uso do CTA. Convidar para ler outro artigo é um CTA simples. Enquanto que enviar o leitor para uma página de vendas é algo complexo, pois o ato de fazer uma compra não é tão simples para um leitor. Tenha isso em mente para fazer o CTA perfeito para o seu caso.